Depois de você, de Jojo Moyers

Hi, people! Hoje o post é sobre o livro Depois de você, de JoJo Moyes,
continuação de uma história linda!

Depois de você, de Jojo Moyes, é a continuação da história Como eu era antes de você, sendo essa uma história que gostei bastante (vale contar que a adaptação do cinema também me deixou feliz).

Então, antes de tudo, se você ainda não leu ou assistiu Como eu Era antes de você, sugiro que abandone esse post, pois ele contém spoilers.

O título do livro já deixa bem claro o objetivo da história. Contar como a vida de Lou Clark seguiu após ela ter conhecido, aborrecido e por fim, amado Will Trainor.

Logo depois da morte de Will, se vocês lembram bem, Lou recebe uma herança e um conselho: apenas viva. E é o que ela tenta fazer!

Naqueles primeiros meses, parecia que eu estava em carne viva: eu sentia tudo com mais intensidade. Acordava rindo ou chorando, enxergava todas as coisas como se um filtro tivesse sido removido. Experimentava comidas novas, andava por ruas desconhecidas, falava com as pessoas numa língua que não era a minha. De vez em quando eu me sentia assombrada por Will, como se estivesse vendo tudo pelos olhos dele, como se escutasse a voz dele no meu ouvido: E, então, o que acha disso, Clark?

Mas então, quase 2 anois depois, o conselho foi por água abaixo. Lou está trabalhando num café em um aeroporto de Londres, morando sozinha, sem namorado, sem amigos, sem falar com a mãe. E assim vemos frustrados que o desejo de Will de “apenas viva” ela não conseguiu cumprir por muito tempo.

— Você não me deu uma vida, deu? De jeito nenhum. Só acabou com a minha antiga. Desfez em pedacinhos. O que eu faço com o que sobrou?

É bem difícil reconhecer a Lou do livro anterior. Mas de fato é justamente isso que acontece…  perder alguém faz com que nos percamos também.

É triste ver uma Lou apagada, sem expectativas, se fechando para a vida. 😥

As coisas começam a mudar quando ela sofre um acidente e é obrigada incentivada pelos pais a participar de um grupo de terapia para pessoas que, como ela, precisam aprender a lidar com o luto. Nessa nova fase, ela encontra a possibilidade de um novo amor e também uma nova conexão com Will (um fator surpresa que eu não esperava). E assim, devagarinho, ela vai seguindo com sua vida, sem deixar Will para trás, mas também, sem se agarrar a ele como único sentido da vida.

O livro traz bons momentos, alguns risos, mas… eu esperava mais! Confesso que principalmente o final do livro não teve um desfecho que me agradasse. Fiquei com a sensação de que a Lou sempre vai precisar de fatores externos para ficar de bem com a vida. Sim, para mim, os fatores externos, incluindo as pessoas, são importantes para minha felicidade. Mas se dependesse disso, ah, eu estaria bem encrencada!

Bem, é isso! E, aos fãs de Jojo Moyes, minhas desculpas, mas acho que encerro aqui minha curta relação com ela.

Bjs,
Alê!

 

Depois de vocêDepoisDeVoce_300dpi
Autor: Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Ano: 2016
Pág: 320
ISBN: 9788580578645

 

2 pensamentos sobre “Depois de você, de Jojo Moyers

Deixe um comentário

