Primeiro e Único, de Emily Giffin

Olá Amigos Leitores (desse blog e de livros). O post de hoje é sobre o livro mais recente da Emily Giffin (mas que já nem é tão recente assim rsrs). Vamos lá!

Primeiro e Único, de Emily Giffin, conta sobre a vida de Shea, uma jovem apaixonada por Futebol Americano e pelo time universitário da cidade em que vive – Walker (vai broncos!) – desde que se entende por gente. E alguém que exerceu grande influência na sua paixão pelo esporte foi o próprio treinador do time universitário, o treinador Clive Carr. Alguém que Shea sempre admirou por sua força, garra, confiança e cuidado com o time.

Pois a história começa no velório da Sra Connie Carr, esposa do treinador Clive Carr. Importante: eles são pais de sua melhor amiga, Lucy Carr, uma jovem que mesmo crescendo num ambiente que respirava futebol americano, nunca entendeu bem porque tanta euforia por causa de um esporte.

Pois é nesse momento de luto que Shea começa a questionar sobre a sua vida. Afinal, nós bem sabemos que a morte é uma ótima conselheira sobre a vida. Ela começa a refletir sobre seu caminho e insatisfações. Está com 33 anos, namora um rapaz com quem combina muito pouco, é jornalista mas está num emprego que exige muito pouco de seu talento (como assistente no departamento atlético da universidade). Ela sabe que há decisões a tomar, e como eu sou uma pessoa que sofre diante de qualquer decisão, acompanhei seu drama como se fosse o meu.

“Não sei exatamente do que eu sentia medo – fracasso, rejeição ou solidão -, mas alguma coisa estava me segurando. Mantendo-me no limbo”.

Enfim, ela começa a fazer as coisas andarem. Termina o namoro sem futuro, começa a procurar outro emprego. E logo as coisas vão se ajeitando. Ela passa a sair com Ryan, um popular e lindo jogador quartback. E se a sorte não fosse o bastante, consegue o emprego dos sonhos, como jornalista da Post, um jornal referência em esportes.

Mas ainda há algo que a inquieta. Logo nas primeiras páginas do livro, desconfiei do que se tratava. Mesmo com a vida finalmente do jeito como ela queria, ela se dá conta de que falta algo mais. No caso, alguém! Shea sempre teve adoração e admiração pelo treinador e pai de sua amiga. Mas agora, como adulta, começa a perceber que é mais do que isso.

“O treinador mexia comigo, e, embora eu sempre tivesse atribuído esse nervosismo ao fato de estar tão próxima de uma figura grandiosa, comecei a me preocupar que talvez fosse algo mais”.

Bem, confesso que de cara fiquei assustada e imaginei o drama que Shea viveria. Mas o relacionamento entre Shea e o treinador Carr foi abordado de forma muito suave… Ele, ainda de luto, e ela, ainda meio sem direção, se aproximam devagarzinho, principalmente ligados pela paixão que possuem pelo esporte. É gostoso ver essa fase de: o que está acontecendo entre a gente???

“Ele sorriu para mim, de um jeito discreto e vagaroso, e olhou ainda mais fundo nos meus olhos. Tão profundamente que de repente eu soube. Tive quase certeza. Retribuí o olhar, e fiquei paralisada, com medo, entusiasmada e em estado de choque. Nunca, jamais eu imaginaria que isso aconteceria”.

E assim, quando começa a ficar evidente que estavam se apaixonando, não tinha mais esse estranhamento (para mim ou para eles). Ainda bem que foi assim…. Porque se tivesse sido de cara, de forma brusca, ficaria difícil eu gostar do relacionamento deles. Um relacionamento que mais do que lidar com a diferença entre a idade e o preconceito, teve que lidar com as complicações da amizade entre Shea e Lucy.

“A lista de diferenças era interminável, mas, no final, nenhuma delas tinha importância. O que realmente importava era que nós duas aceitávamos completamente uma à outra. Que eu poderia contar com ela, e ela comigo”.

E assim, Emily Giffin trata de um tema muito presente em suas histórias (como citado aqui em Presentes da Vida) e que contribui bastante para eu gostar das histórias dela: o valor da amizade, que pode sobreviver a grandes mágoas.

Outro ponto forte no livro é o futebol americano. Por todo o livro lemos detalhes e fatos do futebol americano. Passes, lances, estratégias, artimanhas, jogadores que fizeram história. E por causa disso, li muita crítica ao livro. Mas sabe que em vez de achar chato, eu gostei? Sou uma sedentária assumida, mas foi bom conhecer mais sobre esse esporte. Gosto quando o livro me traz algo novo, seja sobre culinária, arte, esporte… essas coisas que não tenho muito contato rsrs

Inclusive, em uma das cenas finais da história, é descrito com tanta riqueza uma partida final de futebol americano que chegou a me fazer vibrar, torcer, me emocionar. Uau!

Primeiro e Único foi uma leitura sem grandes aventuras, mas com quem fui andando tranquila. E trouxe boas coisas. A importância de fazer o que tem que ser feito, de decidir, de seguir o caminho que se deseja, de ouvir o coração, de confiar, de lutar pelo que se quer… e tudo isso, sem deixar de ter cuidado com o outro. Bem, são esses os momentos que vivi ao ler esse livro!

“Mais importante do que ganhar ou perder, é saber a hora certa de jogar”.

Se já leu Primeiro e Único, conte para nós o que achou! 🙂

Sinopse primeiro-e-unico-capa_1.png.1000x1353_q85_crop

Shea tem 33 anos e passou toda a sua vida em uma cidadezinha universitária que vive em função do futebol americano. Criada junto com sua melhor amigas, Lucy, filha do lendário treinador Clive Carr, Shea nunca teve coragem de deixar sua terra natal. Acabou cursando a universidade, onde conseguiu um emprego no departamento atlético e passa todos os dias junto do treinador e já está no mesmo cargo há mais de dez anos.

Quando finalmente abre mão da segurança e decide trilhar um caminho desconhecido, Shea descobre novas verdades sobre pessoas e fatos e essa situação a obriga a confrontar seus desejos mais profundos, seus medos e segredos.

A aclamada autora de Questões do Coração e Presentes da Vida criou uma história extraordinária sobre amor e lealdade e sobre uma heroína não convencional que luta para conciliá-los.

Ficha Técnica
Primeiro e Único
Autora: Emily Giffin
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Pág: 448
ISBN: 8581635970

 

Deixe um comentário

