Um dia, de David Nicholls

Hey pessoal, tudo bem?!

Fazia um bom tempo que eu não lia um romance, e depois de muitas recomendações para esse livro (inclusive da Alessandra), decidi ler Um dia, do autor David Nicholls.

Eu já havia assistido ao filme, mas mesmo assim foi uma leitura, sem dúvidas, apaixonante. Sem contar que a leitura nos proporciona mais detalhes da história, e sobre os sentimentos dos personagens! Então, mesmo se você já tenha visto o filme, vale a pena ler.

Não vou mentir, nos primeiros capítulos achei um pouco chato e arrastado, mas logo depois começou a se tornar uma história envolvente.

O livro narra vinte anos da vida de Dexter Mayhew e Emma Morley, contando a partir de 1998, que é quando eles se tornam amigos, logo depois da festa da formatura da faculdade.

Daí em diante, cada capítulo se passa no dia 15 de julho de um ano, que foi a manhã depois de Dexter e Emma passarem a noite juntos se conhecendo e trocando planos sobre como seria o futuro dos dois.

umdia12

Para a surpresa de ambos, mesmo sendo totalmente diferentes, e seguindo caminhos distantes depois da faculdade – Dexter indo viajar o mundo para se conhecer e Emma trabalhando como garçonete para poder se manter –, os dois se tornam melhores amigos.

O livro vai narrando então o crescimento deles, as escolhas sobre a vida profissional e amorosa, e principalmente o amadurecimento da amizade que surgiu. Alguns momentos compartilhando alegrias, outros brigados, e superando momentos difíceis.

Quando começaram a amizade Emma já era apaixonada por Dexter, mas com o passar do tempo, aceita vê-lo apenas como um amigo, e se desencana de qualquer possibilidade de um futuro juntos como casal. Mas será que esse contentamento de amizade vai permanecer depois de 20 anos?

*GIF daqui 

Algumas vezes o capítulo mostra os dois juntos, e outras vezes a vida de cada um separado. Mas não se preocupe, o autor consegue (e muito bem) nos colocar a par de tudo o que houve durante o ano que se passou..

Um dia é um livro que te faz refletir sobre como você está levando a vida, o que você tem priorizado, e nos faz ver como uma simples decisão pode impactar em todo nosso futuro. Você vai crescer e se apaixonar com Dex e Em!

 Ah, esse é um dos livros preferidos da Alê, e ela ficou bem enciumada por ser eu a escrever sobre ele hahaah. Mas mantendo a paz, compartilho um dos trechos preferidos dela, e que sempre a faz chorar quando lê!

“Emma se afastou para poder olhar para ele. 
– Você jura que não vai mais desaparecer?
– Se você não desaparecer, eu não desapareço.
Os lábios dos dois se tocaram, bocas fechadas, olhos abertos, imóveis. O momento se manteve, uma espécie de confusão gloriosa.
– Que horas são? – perguntou Emma, afastando o rosto meio em pânico.
Dexter ergueu a manha e olhou o relógio.
– Quase meia-noite.
– Poxa! Hora de ir embora.
Voltaram a caminhar em silêncio, sem saber bem o que havia acontecido e o que aconteceria depois. Mais duas curvas e estariam fora do labirinto, de volta à festa. Emma estava prestes a abrir o pesado portão de carvalho, quando Dexter pegou a mão dela.
– Em?
– Dex?
Queria continuar segurando a mão dela e voltar ao labirinto. Desligar o telefone e ficar ali com Emma até a festa acabar, se perder de novo e falar sobre o que tinha acontecido.
– Amigos de novo? – disse finalmente.
– Amigos de novo. – Emma largou a mão dele.
– Agora vamos procurar sua noiva. Quero dar os parabéns a ela”.

Trailer do filme:

 

 

Ficha Técnicalivro-um-dia
Um dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intríseca
Ano: 2011
Pág: 411
ISBN: 9788580570458

                

Anúncios

8 pensamentos sobre “Um dia, de David Nicholls

  1. Pingback: Nós | Os Livros que Vivi

  2. Pingback: [TOP 5] Os Melhores Amigos | Os Livros que Vivi

  3. Lendo a sua resenha fiquei ainda mais curiosa para ler o livro! rs
    Realmente a leitura do livro nos proporciona mais detalhes da história e pode ser até mais envolvente do que o próprio filme.
    Amei a sua resenha!
    Parabéns! ❤ 🙂

    Curtir

  4. Pingback: O feriado dos que não foram (viajar) | Os Livros que Vivi

  5. Pingback: Nosso 1º Aniversário! | Os Livros que Vivi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s