[Leitor Convidado] O Mundo de Sofia

Sou uma amante dos livros e claro, uma leitora apaixonada pela leitura, que ama contar histórias e estimular a leitura em todas as pessoas. Mas eu não nasci assim! Demorei muito tempo para ter um relacionamento sério com o livro, sempre li na escola, mas nunca lia em casa, eu não tinha livros como parte dos meus objetos de criança, mas tinha um lugar especial na escola: a biblioteca.

Cresci e muitas coisas aconteceram, coisas corriqueiras como: namorar, sair com os amigos…tantas coisas para se fazer, a leitura foi ficando de lado. Quando cheguei a vida adulta, senti falta do esquecido objeto chamado livro e da rotina gostosa chamada leitura. Eu tinha vários questionamentos diante da vida, eu sabia que nos livros eu encontraria quase todas as repostas.

Eu ia começar o curso de Jornalismo e sabia que teria a disciplina Filosofia e quis me preparar. Pedi para uma amiga a indicação de um livro que eu pudesse ter a introdução em Filosofia, para não chegar tão crua na sala de aula. Então, tudo mudou na minha vida.

Eis que conheço: O Mundo de Sofia, o romance da Filosofia, de Jostein Gaarder. Para muitos apenas um livro, para mim, uma porta para um mundo totalmente diferente e melhor, para o mundo ao qual eu pertencia, minhas questões foram respondidas, meus anseios acalmados: Uau! Sou uma filósofa! Essa foi a minha expressão de surpresa ao entender isso, depois de chegar próximo do meio do livro. Quando cheguei ao fim, disse: Eu sou a Sofia!

13210967_10204536738977065_1771639811_o

O Mundo de Sofia mudou completamente a minha vida, não por ser algo que eu esperava, mas algo que eu buscava. A Filosofia me completou e me deu luz, mostrou que eu não era a única a se sentir deslocada deste caos chamado vida e que meus questionamentos não eram de “outro mundo”, pelo contrário, eram bem humanos e já tinham sido feitos por muitos humanos há milhares de anos.

“…Qual é a coisa mais importante da vida? Se fazemos esta pergunta a uma pessoa de um país assolado pela fome, a resposta será: comida. Se fazemos a mesma pergunta a quem está morrendo de frio, então a resposta será: o calor. E quando perguntamos a alguém que se sente sozinho isolado, então certamente a resposta será: a companhia de outras pessoas.
Mas, uma vez satisfeitas todas essas necessidades, será que ainda resta alguma coisa de que todo mundo precise? Os filósofos acham que sim. Eles acham que o ser humano não vive apenas de pão. É claro que todo mundo precisa comer. E precisa também de amor e cuidado. Mas ainda há uma coisa de que todos nós precisamos. Nós temos a necessidade de descobrir quem somos e por que vivemos…”

 

Ontem eu era uma menina insegura, hoje sou uma Filósofa consciente de mim e do outro, que entende que as coisas são inusitadas, quase sempre não terei as respostas de imediato, mas se me permitir refletir, talvez eu consiga acalmar o coração e a mente, porque, afinal de contas, se tivéssemos todas as respostas de que adiantaria viver, não é?

Sinopse

o-mundo-de-sofia1Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes
e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.

O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil.

De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.

Ficha Técnica
O Mundo de Sofia
Autor: Jostein Gaarder
Editora: Cia das Letras
Pág: 556
Ano:2005
ISBN: 9788535921892

—————————

Cinthia Almeida, 32 anos, formada em Jornalismo e estudante de Ciências Sociais. 13123164_10204500872960437_8642998206383370522_oSonhadora e Romântica, não vê a hora de dar aula de Sociologia e Filosofia para o Ensino Médio Público, e trabalhar em projetos sociais que unam a Comunicação e a Sociologia.

 

 

2 pensamentos sobre “[Leitor Convidado] O Mundo de Sofia

  1. Pingback: Nosso 1º Aniversário! | Os Livros que Vivi

Deixe um comentário

