Um Amor para Recordar

Hi, people. Hoje o post é sobre o primeiro livro que li do Nicholas Sparks, há muito tempo atrás.
E até hoje, o meu preferido! Uma história de amor linda e que aquece o coração

Em um domingo de outubro de 2003, sentei-me no sofá e enquanto folheava a revista Reader’s Digest, cheguei à história Um Momento Inesquecível, de Nicholas Sparks (que naquela época era um desconhecido para mim).

Em poucas horas, sentada naquele sofá, li a história todinha. Foi amor à primeira página!

A história, que depois foi publicada como Um Amor para Recordar, tem como pano de fundo Carolina do Norte, que ao longo dos anos se provou o cenário favorito de Sparks. Estamos na década de 50, um tempo em que todos se conhecem (ou pensam se conhecer). Uma época em que as pessoas cumprimentam os estranhos, ajudam os vizinhos, tomam sorvete na praça, participam das atividades da comunidade, sentam-se na varanda para um chá gelado.

Ela é narrada por Landon Carter, personagem que vivenciou a história. E de cara nos avisa:

“Meu nome é Landon Carter, e tenho 17 anos. Esta é a minha história – e prometo contar tudo. No início você vai sorrir, e depois vai chorar – não diga que não avisei”.

Ele revive suas memórias, contando como o seu caminho se cruzou com Jamie Sullivan, filha de um Pastor respeitado (e temido pelos jovens) da cidade. Jamie é uma garota querida pelo adultos e crianças, mas incompreendida pelos de sua idade. Leva uma vida simples, sem preocupações com a aparência ou com o que pensam sobre si. E é uma garota cheia de fé.

Já Landon, é um rapaz agitado, do tipo rebelde, metido em confusões e vítima de olhares desconfiados. Alguém que nunca pensou no que o amor é capaz.

Apesar de se conhecerem desde crianças, apenas no último ano do colégio Landon e Jamie se aproximam. “Estava nos planos do Senhor” que eles participassem de uma peça de natal juntos.

No começo, Landon sente-se bem incomodado com a presença de Jamie e evita ser visto em sua companhia. O que seus amigos diriam se o vissem com a garota que está sempre alegre, é certinha e carrega uma Bíblia para todos os lugares?

“Mas a aparência de Jamie não era a única coisa que a tornava diferente: também havia o jeito dela […] Era o tipo de garota que fazia com que todos os outros sentissem vergonha de si mesmos. E, sempre que olhava para mim, eu não conseguia evitar a sensação de culpa, mesmo que não tivesse feito nada errado “.

Mas aos poucos, o relacionamento deles deixa de se restringir aos ensaios da peça teatral. Landon passa a acompanhá-la até em casa, ocasião em que se permite conhecê-la. E assim, as portas da vida de Landon se abre para Jamie, e o que era estranho vai se tornando familiar.

“-Eu adoraria ir com você ao baile – ela disse, finalmente – mas com uma condição. 
– E o que é? 
– Você tem de prometer que não vai se apaixonar por mim. 
– Eu sorri e dei minha palavra”.

Ele descobre que ela é uma garota como qualquer outra. Que tem medos, sonhos. Que se magoa e sente raiva. Que tudo o que deseja é ser feliz e ver as pessoas que ama bem.

“Jamie virou o rosto, mas consegui ver as lágrimas em seus olhos. Foi a primeira vez que a vi chorar. Eu acho que uma parte de mim queria chorar também”

Então, confirma algo que já imaginava: Jamie é uma garota única. Alguém que lhe indicará um novo caminho e fará com Landon deseje ser o melhor que puder ser. Ela confiará nele, mesmo quando ele não se achar digno de confiança. Não há como escapar: sua promessa é quebrada, pois ele se apaixona por Jamie.

“[…] a minha respiração repentinamente parou. Olhei para Jamie, depois para o teto, e depois ao redor do salão, lutando para manter a compostura, e depois para Jamie novamente. Sorrimos um para o outro. E tudo que eu fiz foi imaginar como poderia ter me apaixonado por uma garota como Jamie Sullivan”.

Landon já esteve com outras garotas, mas o que sente por Jamie é totalmente novo. E quando ouve que também tem o amor dela, ele se sente o cara mais sortudo do mundo.

“- Eu te amo também – ela finalmente sussurrou.
Eram as palavras que eu estava rezando para ouvir”.

Gosto dessas histórias (fictícias ou reais) em que o relacionamento é construído calmamente. Aos poucos, ambos vão se revelando, se entregando. E assim, dia a dia, o relacionamento se ergue, se fortifica. O amor meio que se torna consequência, sabe?

Mas o verão vai chegando ao fim, e o amor de Landon e Jamie passa por uma grande prova. É o momento mais doloroso do livro. E o mais gratificante, pois vemos Landon permanecendo junto de Jamie, aprendendo que o amor é sofredor, bondoso, não busca seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal. E que o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera e nunca falha (I Co 13. 1-7).

Como poderia não amar essa história?

Um Amor para Recordar é assim. Fala do 1º amor, aquele que levamos para o resto da vida. Fala de como as batalhas que enfrentamos nos tornam mais fortes. Que em meio aos medos, tudo o que nos resta é a esperança e que a fé é a companheira que precisamos nos dias mais sombrios.

Uma história que cumpriu com o prometido. No começo, sorri. E por fim, chorei.

“Estou novamente com 57 anos. Mas está tudo bem. Dou um leve sorriso, olhando para o céu, sabendo que ainda há uma coisa que não contei a você. Agora eu acredito, apesar de tudo, que milagres podem acontecer”.

b23dfa6d23a31f2372b4e1d5ce5e84aa

“Sempre sentirei sua falta. Mas nosso amor é como o vendo. Eu não posso vê-lo… mas posso senti-lo”

Esse livro marcou minha adolescência, e em todas as releituras que fiz, pude novamente sorrir diante da beleza dessa história. Também foi adaptado para o cinema e quando o assisti me apaixonei ainda mais. Mesmo com as variações e não terem incluído a cena linda de Jamie dando a Bíblia para Landon, o filme ficou lindo. Já o assisti diversas vezes, sei várias falas de cor! Com o filme, Shane West virou crush e também virei fã da banda de rock Switchfoot, que participa na trilha sonora do filme e arrasou. Sou apaixonada pelo pacote completo!

Minha coleção:
Livro, filme e trilha sonora:)

IMG_20160505_072813035

 

Sinopse LIVRO-Um-Amor-para-Recordar

Landon, filho de uma família tradicional, tentava aproveitar ao máximo a liberdade que a
pequena cidade de Beaufort, na Carolina do Norte, proporcionava-lhe, antes de entrar na universidade.

Jamie, filha do pastor da cidade, estava longe de ser uma típica adolescente. Sempre carregava uma Bíblia consigo e era o tipo de garota que tirava as ervas daninhas do gramado de alguém sem que lhe pedissem, ou parava o trânsito para ajudar crianças pequenas a atravessar a rua.

Eram distantes as afinidades que poderiam aproximá-los, mas, após o baile de formatura, o amor aconteceu e as diferenças de Jamie e Landon acabaram por uni-los na descoberta da alegria, da dor da perda e, sobretudo, da força transformadora do verdadeiro amor. E não foi por acaso que ambos viveram a história mais comovente de todos os tempos…

Ficha Técnica
Um Amor para Recordar
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Pág: 186
Ano: 2011
ISBN: 9788563219268

>> No mesmo dia que li esse livro, meu primeiro namorado terminou comigo. Foi bom eu ter lido o livro antes da tal conversa. Meio que me deu esperanças de que haveria um amor verdadeiro me aguardando.<<

—————————————————–

IMG_20160131_131329Alessandra Correa,  chegando aos 30, é apaixonada por sobrinhos, livros, Londres, música, séries e chocolate. Sempre com um livro em mãos, adora falar sobre aqueles que marcaram sua vida. E tem como paixão e dom transformar palavras em histórias e poesias, algumas divulgadas aqui: www.momentoempalavra.blogspot.com
7 pensamentos sobre “Um Amor para Recordar

  1. Pingback: [TOP 5] Os preferidos de Nicholas Sparks | Os Livros que Vivi

  2. Pingback: Tag: Liebster Award | Os Livros que Vivi

  3. Pingback: Uma Longa Jornada | Os Livros que Vivi

  4. Pingback: Tag dos 50% – Melhores e Piores do 1º Semestre de 2016 | Os Livros que Vivi

  5. Pingback: Três semanas com meu irmão, de Nicholas e Micah Sparks | Os Livros que Vivi

  6. Pingback: Apenas um Trecho #15 | Os Livros que Vivi

  7. Pingback: Nosso 1º Aniversário! | Os Livros que Vivi

Deixe um comentário

