Lendo os Salmos

Olá, pessoal! O post de hoje é sobre um livro que fala de um dos meus livros bíblicos favoritos: Salmos!  E de bônus, escrito por C.S Lewis. 

Salmos foi o primeiro livro que li todinho ao ganhar a minha primeira bíblia. Eu tinha 13 anos, e lembro que tive pressa (e grande prazer) em ler todo o livro. Considerava cada um dos capítulos, até os que eu não entendia tão bem, belos. Quase tudo eu sublinhava de rosa! Tratava de promessas de descanso, de proteção, de companhia. De louvores a Deus, adoração e reconhecimento da Sua majestade.

Essa admiração por Salmos me acompanha até hoje. Em momentos de angústia ou de alegria, geralmente é para eles que recorro. Há salmos que marcaram ainda mais especialmente minha vida. Como, por exemplo, “Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?” (Sl 116.12) , que me mostra que tudo o que sou hoje, tudo o que recebi, é pela Graça. E nunca poderia retribuir. Outro exemplo é o Salmos 23 “O Senhor é meu Pastor e nada me faltará…”, recitado em companhia de um querido amigo, e algum tempo depois, ouvido na cerimônia de despedida desse mesmo amigo.

Então, quando a Editora Ultimato lançou o livro Lendo os Salmos, por C.S Lewis, corri para tê-lo em mãos. Duas boas coisas ao mesmo tempo: um livro sobre Salmos e escrito pelo querido e admirado C.S. Lewis.

Há muito tempo gosto de C.S.Lewis, de suas histórias reais e fantasiosas (quando conhecerei Nárnia?!), de seus pensamentos. Mas confesso que tive dificuldades em acompanhar suas ideias nesse livro. Acredito que tenha sido mais culpa do momento que estou vivendo, que acabou me distraindo em passagens que deveria ter me concentrado mais.

No problem! Isso me incentivará a fazer uma releitura em breve. Mas ainda assim, aquilo que consegui assimilar, foi de grande valia.

Nesse livro, Lewis teve o objetivo de compartilhar sua visão ao ler os salmos, os pensamentos que lhe vieram a mente enquanto desfrutava deles.

Uma das primeiras coisas que compartilha é que Salmos, antes de serem qualquer coisa, são poemas e merecem ser lidos e pensados como tal.

“A mim parece apropriado, quase inevitável, que quando essa grande imaginação que, no princípio, para o seu próprio deleite e para o deleite dos homens, dos anjos e (ao seu próprio modo) dos animais, criou e constituiu toda a natureza e permitiu-se expressar em linguagem humana, ela usasse a poesia, posto que a poesia é também uma pequena encarnação que dá corpo ao que outrora foi invisível e inaudível”.

Também fala da importância de situá-los em um contexto. Eles foram escritos em uma época, por um povo com uma cultura, religiosidade, sofrimento e esperança próprios. Isso nos ajuda a entender melhor os salmos que não “batem” com nossa realidade hoje. De fato, alguns salmos são tão cheios de ira e clamor por vingança que não se conciliam com o que Cristo ensinou. Mas quando relacionamos os salmos ao contexto, bem explicado por Lewis, fica mais fácil de compreendê-los. E torna-se também possível tirar pérolas deles!

“Nenhuma rede que não seja vasta como o coração inteiro de um homem nem mais delicada que o amor será capaz de capturar o peixe sagrado”.

Lendo os Salmos caminha pelos principais temas do livro: juízo, maldições, morte, bondade do Senhor, palavra (leis), conivência, natureza e louvor. Em cada um dos temas, Lewis compartilha o que lhe instigou, confortou e enriqueceu. E ao ler o livro, pude ser abençoada também com o que ele recebeu. Espero que na próxima leitura, aquilo que ficou nebuloso para mim seja esclarecido.

Sinopse Lendo-os-Salmos
O livro dos Salmos é o mais querido e mais lido pelos cristãos, além de o mais antigo hinário e livro de orações da história religiosa. Lutero, no século 16, dizia que os Salmos são “uma Minibíblia” e João Calvino, escrevendo em 1557, afirma que os Salmos são “a anatomia de todas as partes da alma”.

Em Lendo os Salmos, somos guiados por C. S. Lewis e envolvidos pela sabedoria e mistério, pela poesia e significado dos textos bíblicos aplicados à vida diária.

Ficha Técnica
Lendo os Salmos
Autor: C.S. Lewis
Editora: Editora Ultimato
Pág: 160
Ano: 2015
ISBN: 9788577791415

—————————————————–

IMG_20160131_131329Alessandra Correa,  chegando aos 30, é apaixonada por sobrinhos, livros, Londres, música, séries e chocolate. Sempre com um livro em mãos, adora falar sobre aqueles que marcaram sua vida. E tem como paixão e dom transformar palavras em histórias e poesias, algumas divulgadas aqui: www.momentoempalavra.blogspot.com

4 pensamentos sobre “Lendo os Salmos

  1. Talvez, é claro se você já tenha lido-o, como em “surpreendido pela alegria”, a leitura da pessoa possa ajudá-la na sua compreensão. Porém, não só lendo este escritor a ajudará, mas trilhando o caminho traçado por ele (digo trilhando mas é em sua trajetória de leitura rs), pois C. S Lewis fora um autêntico classicista e amante da cultura e dos autores antigos (Homero, Horácio etc), para que possa então, compreender a ideia deste escritor. Talvez, usando o mesmo termo inicialmente, seguindo-o e lendo-o absorva de uma mirada só o intento do autor. E minha cara, poesia é algo intrincado.

    Curtir

Deixe um comentário