Alucinado Som de Tuba

Hi, people! Com tantos projetos andando por aí, enfim, um sobre minha paixão por livros. Sejam bem-vindos ao meu primeiro post!

1997. Como parte de uma atividade obrigatória da 5ª série, o livro Alucinado Som de Tuba, de Frei Betto, chegou até às minhas mãos. Não me importei com a obrigação. Desde que tinha aprendido a ler, aos 5 anos, lia tudo que encontrava: placas, folhetos de propaganda, revistas de receitas, livros infantis com desenhos lindos e coloridos…

Fiquei entusiasmada e pelos poucos dias em que esteve comigo, o livro foi cercado de cuidados. Talvez por ser emprestado de uma amiga (Obrigada, Cecília!), talvez por já desconfiar da relação futura que teria com os livros.

Já não recordo o nome de todos os personagens, mas lembro-me bem de como rapidamente fui envolvida pela história de Nemo e seus amigos. Não saberia dizer se mais por apresentar uma realidade tão diferente da minha (crianças negras, marginalizadas, esquecidas) ou por provar sentimentos que estão encravados em qualquer menino e menina de 11 anos: esperança, amizade, solidariedade e amor.

Sinopse 

Alucinado-Som-de-tubaNemo é um garoto negro de 11 anos que se perde da família quando todos são despejados do barraco onde viviam. Sua primeira atitude é a de buscar seus pais, mas logo se vê sozinho e discriminado pelas ruas e becos da metrópole paulistana. Encontra pelo caminho dificuldades, miséria, medo, discriminação, violência, drogas. Mas também encontra amizade, solidariedade, força, esperança e amor. Qual desses caminho seguirá?

Alucinado Som de Tuba foi um dos primeiros livros de “gente quase grande” que li e meio que por isso, o escolhi para inaugurar o Blog. E claro, tem o fato especial de ter sido escrito por Frei Betto. Um autor que admiro, com quem aprendo muito (destaque especial sobre seu livro Oração na ação, 1977) e que têm grande importância no cenário literário nacional – são mais de 60 livros publicados – e na luta pelos Direitos Humanos.

Ficha Técnica
Alucinado Som de Tuba
Autor: Frei Betto
Editora: Artica
Pág: 120
Ano: 1993
ISBN: 8508105371

—————————————————–

IMG_20160131_131329Alessandra Correa,  chegando aos 30, é apaixonada por sobrinhos, livros, Londres, música, séries e chocolate. Sempre com um livro em mãos, adora falar sobre aqueles que marcaram sua vida. E tem como paixão e dom transformar palavras em histórias e poesias, algumas divulgadas aqui: www.momentoempalavra.blogspot.com
Deixe um comentário

